O segredo para se tornar um líder de sucesso

Por: em outubro 19, 2017

Facebook Twitter Google+ LinkedIn

Você já parou para pensar sobre o que efetivou sua ascensão de assumir um cargo de gestão foram os resultados que você atingiu sozinho?

O grande ponto dessa pergunta é entender que, o que te trouxe até aqui com certeza não é o que vai te levar para o próximo nível.

Quando estamos entre o penúltimo e último ano do ensino médio, já estamos estudando feito loucos e procurando descobrir qual caminho profissional percorreremos ao longo da nossa vida profissional.

Na próxima fase iniciamos a faculdade e na grande maioria dos casos também a história no mercado de trabalho.

Iniciando minha jornada

Na faculdade, aprendemos tecnicamente sobre a área de atuação que escolhemos e nos aprofundamos em busca de cada vez mais desenvolver essas habilidades.

Ao tempo que estudamos e trabalhamos, temos a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos que adquirimos na faculdade e ganhamos experiência. Ao tempo que adquirimos prática no que já conhecemos tecnicamente, melhoramos nossos resultados, e à partir daí, é comum que recebamos reconhecimentos, premiações e promoções.

Nesse momento faz-se valer a teoria do CHA (Conhecimento, Habilidade e Atitude). Fazendo um “parêntese” ao nosso tema, é importante falarmos sobre essa teoria.

No ambiente corporativo é muito comum encontrarmos pessoas com conhecimento e habilidade e que não decolam na carreira. Esses casos são de pessoas que tem potencial mas que barram na última característica do CHA, a Atitude.

A Atitude é uma competência comportamental e é algo extremamente peculiar de cada indivíduo. Já o Conhecimento e a Habilidade são competências técnicas desenvolvidas na dedicação aos estudos e prática.

Uma vez que colocamos em prática as três características da teoria do CHA, fatalmente nos destacamos em meio ao contexto profissional que fazemos parte e é nesse momento que as promoções acontecem.

Virei líder, e agora?

Pois é, é binário, quanto mais nós entregamos, mais somos reconhecidos. Sendo assim, o que fez com que fossemos reconhecidos até assumir um cargo de gestão, foi a soma dos nossos Conhecimentos, Habilidades e Atitudes, que combinados se tornaram um fator de resultados extraordinários chancelados nesse reconhecimento.

O maior desafio de um profissional quando assume um cargo de gestão é ter a clareza que o que o levou até essa posição foram os resultados que ele construiu sozinho e o que vai alavancar seus resultados enquanto líder será sua capacidade de entender como as pessoas funcionam e de desafiá-las, além de ter habilidades para promover relacionamentos.

Algumas das grandes empresas já começaram a se mexer e investem na capacitação dos seus líderes, para que eles desenvolvam conhecimentos sobre pessoas. E uma das principais metodologias que pautam esse desenvolvimento é o coaching.

O líder moderno precisa ter inteligência emocional, ter habilidades para gerenciar conflitos pessoais, ter resiliência, saber se comunicar e, de suma importância, ter sensibilidade para ter uma abordagem desafiadora com a sua equipe, promovendo que seus colaboradores reflitam sobre si mesmos e seu trabalho, da mesma forma como um treinador de sucesso faz com seus atletas.

Desenvolver habilidades técnicas é importante para caminhar rumo ao sucesso. Mais que isso, você deve se atualizar constantemente, principalmente pelo fato de estarmos numa realidade onde inovações em todas as áreas acontecem a cada momento.

Se atente, se você se enquadra nesse cenário, reflita sobre esse tema. Habilidades técnicas são primordiais e competências comportamentais ainda são diferencias. Num futuro próximo profissionais de alta performance precisarão conhecer sobre pessoas e suas nuâncias.

Algumas universidades aqui no Brasil tem incluído em suas grades matérias de desenvolvimento sócio emocional.

Se diferencie, busque conhecimento. O máximo que vai acontecer é você se tornar uma pessoa e um profissional melhor.

Comece hoje a história que você quer ter orgulho de contar um dia. Nos vemos no próximo nível.

Sobre o Autor


Felipe Freitas


Comentários